As vencedoras do Concurso Brasileiro de Cervejas 2021

Descrição

Veja as premiadas da nona edição do Concurso Brasileiro de Cervejas!

Mesmo em tempos difíceis, a cena cervejeira mostrou sua força na nona edição do Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado em Blumenau de 8 a 12 de março. Foram 467 cervejarias participantes, com 3162 rótulos diferentes. Ao todo, 256 cervejas foram premiadas em 134 diferentes categorias.

O Sul destaca-se cada vez mais como pólo cervejeiro

A região sul mais uma vez se destacou como celeiro das melhores craft beers do Brazil. As cervejarias Cathedral-PR, Blumenau-SC e Imigração-RS foram eleitas as melhores do país e levaram respectivamente ouro, prata e bronze. Os paranaenses, diga-se de passagem, parecem ter se acostumado com lugar mais alto do pódio: é a quarta* vez seguida que levam o prêmio de melhor cervejaria. Com competência e fé, a Cathedral levou 14 medalhas, sendo 5 de ouro, 3 de prata e 6 de bronze.

Na categoria melhor cerveja (Best of Show), o prêmio máximo ficou com uma wild beer, a Merlot Grape Bier da cervejaria Alem Bier. Pode parecer estranho uma cerveja feita de uma uva vinífera, mas a Alem Bier é um empreendimento da Monte Reale, famosa vinicola de Flores da Cunha(RS). E outra cervejaria do Rio Grande do Sul foi quem levou as medalhas de prata e bronze: a Narcose, de Capão da Canoa, com cervejas dos estilos german style pilsner e chilli pepper. Os crevejeiros gaúchos estão demais, tchê!

Uma surpresa entre os melhores brewpubs

O melhor brewpub de 2021 foi o Sabores do Malte, de Maringá, que teve seis rótulos premiados. O pub fica no mercadão municipal da cidade. O segundo lugar ficou com o Realidade Alternativa de João Pessoa(PB), que começou a operar somente em janeiro deste ano, um grande feito durante a pandemia. E, completando a premiação, tivemos a Armada Cervejeira de São José (SC) com o bronze.

Em comparação a 2020 houve uma redução de 26% no número de cervejarias participantes (634 x 467), reflexo dos obstáculos impostos pela pandemia. Muitas certamente optaram por não participar do concurso deste ano em função de outras prioridades, mas imagina-se que algumas infelizmente tenham fechado as portas. Para evitar que outras tenham o mesmo destino, fica a sugestão de prestigiar sempre os produtores nacionais, em especial os de pequeno e médio portes. Beba cerveja feita no Brasil!

*Em 2019 as cervejarias foram divididas de acordo com a capacidade produtiva e a Cathedral levou o prêmio na categoria médio porte)

Galeria de Fotos