Jornada Vegana e Vegetariana pelos bairros da Pompéia e Perdizes

Descrição

É comum encontrarmos atualmente no cardápio de muitos restaurantes indicações que um determinado prato é vegetariano ou vegano. E você já deve ter notado também nos supermercados e empórios seções específicas de produtos para os adeptos do vegetarianismo ou veganismo.

De fato, o número de seguidores de dietas que excluem carnes e alimentos de origem animal cresceu muito nos últimos anos, principalmente pela busca de uma alimentação saudável. Mas você conhece as distinções e motivações de vegetarianos e veganos?

 

Alimentação sem carnes: colorida e saudável

 

Vegetariano ou Vegano?

 

Em primeiro lugar é preciso esclarecer que vegetarianismo e especialmente o veganismo não são apenas tipos de dieta. Mais do que não comer isto ou aquilo, os vegetarianos e veganos preocupam-se também com outras questões importantes além da nutrição.

O vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (vermelha, peixes, frutos do mar, aves, porco, etc), bem como todos os seus derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal.

 

Ovolactovegetarianos: consomem ovos e leite

 

Existem diferentes grupos de vegetarianos, destacando-se:

  • Ovolactovegetarianos: vegetarianos que não consomem nenhum tipo de carne, mas consomem ovos e laticínios;
  • Lactovegetarianos: não consomem nenhum tipo de carne nem ovos e consomem laticínios;
  • Ovovegetarianos: não consomem nenhum tipo de carne nem laticínios, mas comem ovos;
  • Veganos: vegetarianos que não consomem nenhum tipo de carne ou produto de origem animal.

Baseados nessa classificação poderíamos concluir que veganismo é um vegetarianismo mais estrito. No entanto, essa divisão levou em conta simplesmente a questão nutricional e há outros pontos fundamentais que definem e diferenciam vegetarianos e veganos.

 

Motivações e Razões

 

Enquanto o vegetarianismo pode ser adotado por razões diversas, como a saúde, ética e religião, o veganismo tem como cerne a ética contrária a qualquer forma de exploração animal. Por isso o vegano (ou vegan) não se alimenta de nada de origem animal.

O vegano, além de seguir uma dieta vegetariana, exclui do seu estilo de vida produtos que usaram força de trabalho animal (tração, transporte), extração de matéria-prima (seda, mel, couro, lã) ou que foi testada em animais (cosméticos, remédios e itens de higiene).

 

Opções não faltam para quem é vegano ou vegetariano

 

Vale ressaltar que vegetarianismo – ao contrário do veganismo – não é motivado somente por questões éticas, podendo envolver questões de saúde ou religiosas. No tocante à religião, o principal argumento é o da compaixão e a postura contra a morte de animais de qualquer espécie.

 

Ética Vegetariana e Vegana

 

Alguns veganos criticam os vegetarianos que não consomem carne por razões éticas mas consomem outros produtos de origem animal. Segundo os veganos, os vegetarianos são somente contra a matança, porém permitem outras formas de exploração animal.

Ou seja, quanto à ética, os vegetarianos se opõem ao abate de animais para a alimentação, mas consideram aceitável consumir derivados como leite e ovos, desde que os animais sejam criados em condições adequadas.

 

Crus ou cozidos os vegetais são as estrelas do veganismo

 

Já os veganos acreditam que os animais devem ser livres da exploração humana, seja para fins de alimentação, vestuário, científicos ou de entretenimento. Resumidamente, o veganismo é uma filosofia que abrange outros aspectos do consumo e o vegetarianismo refere-se mais especificamente à alimentação.

 

Vegetarianismo e Veganismo na região da Pompéia e Perdizes

 

Agora que você já conhece as diferenças, saiba onde encontrar produtos e restaurantes vegetarianos e veganos aqui na região da Pompéia e Perdizes:

 

Raízes Zeno aconchegante restaurante familiar serve deliciosos pratos vegetarianos e veganos e conta com um variado buffet no almoço e jantar à la carte com diversas opções, inclusive pizzas e burgers. 
Rua Monte Alegre, 1144. Seg. à sex. das 11h30 às 15h e das 18h às 22h. Sáb. das 11h30 às 15h

No Bones: O 1º açougue vegetariano e vegano do estado de São Paulo tem picanha vegetal, linguiça de pimenta calabresa feita com feijão branco e cogumelos e incríveis coxinhas de jaca, entre outros inusitados e saborosos produtos. 
Rua Caraibas, 1243. Seg. à sex. das 11 às 20h e sáb. das 10 às 18h.

Casa Raw: localizado num belo casarão, o 1º restaurante de São Paulo especializado em gastronomia vegana, viva e sem glúten, tem menu que muda diariamente e traz sempre 2 opções vegan e 1 opção raw(cru/viva). Faz parte do Instituto de Alimentação Consciente(IACO) que oferece no local cursos, eventos e palestras. 
Rua Dr Franco da Rocha, 515. Seg. à sex. das 12h às 15h30, sáb. até às 16h e dom. até às 16h30.

Empório Natugrãosa loja da Pompéia oferece grande variedade de produtos para veganos e vegetarianos e também para quem quer simplesmente melhorar a própria alimentação sem necessariamente seguir uma dieta específica: cereais, grãos e sementes, farinhas, óleos, temperos e especiarias estão à disposição dos clientes, a granel ou já embalados. 
Avenida Prof. Alfonso Bovero, 607. Seg. à sex. das 9h às 20h e sáb. das 9h às 18h.

“novos endereços em constante atualização …”

 

Voltar